
Geralmente, umidade e infiltrações demoram um certo tempo para se manifestar, mas quando decidem se tornar evidentes, é possível perceber manchas em determinados locais das paredes ou do teto, o descascamento da tintura e até mesmo mofo.
Se a sua percepção for mais longa do que o esperado, a umidade é capaz de penetrar de forma mais profunda, ou seja, afetando a estrutura e danificando o imóvel.
Presença de umidade: danos mais comuns
Dentre os problemas causados por vazamentos nos sistemas elétricos, estão:
- Falta de energia
- Curto-circuitos
- Falhas nas conexões (cabos)
Para evitar tais danificações, é preciso contar com a ajuda de profissionais capacitados na localização e inspeção de vazamento por caça vazamento para que o resolvam da maneira mais rápida possível.
Ao entrar em contato com outros elementos, a umidade pode também causar prejuízos e danos em móveis, metais ou ferros, o que gera a sua oxidação, tornando o contratempo em algo ainda maior.
Conclusão
É de extrema importância destacar que, é realmente necessário verificar o nível de vazamento, suas características e origem, pois esses detalhes são cruciais no momento de manutenção e reparo.
Afim de identificar qual o tipo de procedimento mais adequado e conveniente que será realizado.
Uma dica fundamental, é ao constatar que de fato existe vazamento próximo às conexões elétricas e se a água estiver sendo escoada por lâmpadas, interruptores ou tomadas, desligue imediatamente a chave geral da casa.
Lembre-se: Em hipótese alguma desligue o equipamento eletrônico da tomada quando o mesmo estiver úmido e vazando, evite curtos-circuitos.
Nunca use dispositivos elétricos quando a sua extensão/tomada estiverem molhados, o risco de sofrer uma descarga de alta voltagem, é enorme. Caso se sinta mais seguro, busque por ajuda profissional competente.