Caça Vazamentos e a Covid-19

Em tempos de pandemia

Com início de propagação no final do ano de 2019, o novo coronavírus é agora considerado uma doença de alcance mundial.

No Brasil, o primeiro paciente que testou positivo foi confirmado no final do mês de fevereiro.

No momento, o país possui mais de 3 milhões de casos contabilizados, segundo o Ministério da Saúde e mais de 100 mil mortes.

No atual período em que estamos vivendo, a melhor arma contra a covid-19, é a informação.

Possíveis relações entre ambos

Além de consequências tradicionais, as infiltrações trazem diversos problemas não somente estruturais, como também estéticos e de saúde.

Quando não tratadas, podem acarretar no desenvolvimento de oxidação do telhado, apodrecimento da laje/cobertura, mofo e gerar altos gastos com manutenções.

As patologias provocada pelas infiltrações em paredes tornam o ambiente propício à proliferações de fungos, ácaros e mofos que representam um grande risco à saúde respiratória do indivíduo.

Se tratando do novo coronavírus, as consequências de saúde estão correlatas.

Ou seja, uma infiltração não tratada rapidamente e de forma eficaz, o risco de contrair a doença é maior, pois com a saúde fragilizada, o corpo fica mais suscetível ao vírus.

Dispositivo anti-infiltração

Esse tipo de ferramenta tem o objetivo de captar águas que sejam provenientes de uma possível infiltração localizado entre o piso e o sistema de impermeabilização.]

Que conduz seus fluxos para o interior da caixa sifonada, impedindo que a infiltração passe para a parte inferior da laje ou do terreno.

É aplicado de forma integrada ao corpo da caixa sifonada, no momento da impermeabilização dos contrapisos de banheiros, garagens, terraços, varandas e áreas de serviço.

Como identificar vazamentos de água?

– Verifique suas contas: O primeiro sinal de prejuízo, é sentido no bolso. Portanto, fique bastante atento a suas contas de água, poderá conter grandes diferenças entre os valores pagos em relação aos meses anteriores.

– Parede úmida: Manchas escuras ou bolor são indicações de vazamento, podendo acarretar em descolamentos de azulejos e paredes.

Importância de impermeabilizar seu imóvel

A solução de problemas com relação a vazamentos/infiltrações, é a Impermeabilização.

O processo de impermeabilizar o ambiente é que traz garantia de proteção e conforto para o morador.

Sendo um dos cuidados necessários para a segurança do imóvel, propriamente dito, devendo ser levado a sério.

É uma questão de grande relevância, já que as infiltrações podem provocar o desgaste de materiais e falhas nas estruturas, muitas vezes comprometendo todo o imóvel.

No entanto, realizar uma impermeabilização é necessário ter conhecimento técnico e os produtos que serão aplicados devem seguir padrões rígidos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Quais os benefícios?

Aumento da melhora da saúde da edificação e claro, do morador. Um ambiente seco, favorável e limpo contribui integralmente para a qualidade de vida das pessoas, que acabam ficando menos propícias a desenvolver doenças patológicas.

Em um local onde não há a impermeabilização, a água infiltra facilmente, podendo danificar o concreto, reboco, pintura e pisos.

O ambiente poderá apresentar mal cheiro, manchas, descascamentos e pinturas com bolhas.

Um indivíduo que habita em um lugar prejudicado, acaba adoecendo. Doenças como bronquite, rinite, asma e até quadros mais graves como a pneumonia, são bastante comuns. Idosos e crianças são os que mais sofrem com as más condições de imóveis.

Escolhendo a melhor solução para impermeabilizar

Para cada tipo de ambiente, existem soluções específicas. Para saber qual a mais indicada e que melhor se adapta a diversos fatores precisam ser levados em consideração (como se água é interna ou externa.

Tipo de acabamento que será recebido, a maneira que a água atua, se está sujeito a trânsito, como pessoas, carros e/ou veículos pesados), se a estrutura está enterrada ou elevada, exposta ao vento, sol, chuva e demais condições climáticas.

Cuidados ao contratar uma empresa de impermeabilização

  • Contratação de um engenheiro independente, que localizará a raiz do problema. Ele realizará uma inspeção prévia.
  • A buscar uma empresa que atua nesse tipo de ramo, é importante se certificar quanto a ela fazer uma vistoria gratuita para avaliação de áreas que possivelmente apresentem vazamentos.
  • Exija que a empresa contratada, ofereça garantias caso as infiltrações voltarem a aparecer, ou até mesmo se o trabalho não for bem executado, causando qualquer outra divergência.
  • Antes de contratar uma empresa, peça para ver o registro no CREA e o atestado de treinamento específico, como a NR 35 (Norma de segurança relacionada a trabalhos em altura).
  • Uma empresa especializada em caça vazamentos, é a mais indicada por especialistas.

É fundamental que os produtos impermeabilizantes utilizados sigam as Normas Técnicas da ABNT.

É melhor prevenir do que remediar

Quanto aos problemas, a melhor forma de agir é de maneira preventiva, ou seja, é essencial que haja um cronograma de vistorias periódicas, ou seja, corrigir os danos assim que eles surgem, os gastos para reparação e manutenção serão menores com uma empresa de caça vazamento.

Entretanto, atualmente, a ABNT classifica 3 tipos de áreas:

  • Molháveis: São aquelas submetidas a respingos de água. Nas operações de limpeza, é precisa usar líquidos diretamente.
  • Molhadas: São aquelas que estão sujeitas a formação de lâminas de água sobre a superfície devido à exposição ou uso, como os picos de banheiros, face externa de lajes.
  • Secas: São aquelas que não apresentam riscos de exposição habitual à água e podem ser limpas sem o uso de líquidos diretos com mangueiras e/ou baldes. Podem ser mantidos apenas com panos úmidos.

Utilizar produtos de marcas confiáveis

Durante toda e qualquer construção, seja da mais simples a mais complexa, tudo depende da qualidade dos materiais utilizados durante o projeto.

Para reduzir os custos de uma obra, geralmente são usados produtos baratos de marcas desconhecidas no mercado. Nesse sentido, o ditado popular “o barato sai caro”, se torna bastante verdadeiro.

Logo surgem as infiltrações, que causam terríveis danos estruturais, danificando permanentemente todo o imóvel, deixando tijolos e concretos ainda mais fragilizados, além de comprometer o reboco.

Portanto, ao tomar uma decisão, pesquise bastante na internet e peça recomendações de vizinhos/colegas.

Veja os argumentos das pessoas que já fazem uso de determinadas marcas, avaliações de lojas e suas recomendações.

O post Caça Vazamento e a Covid-19 apareceu primeiro em Caça Vazamento.